Do custo de vida

Não é de hoje que me espanto com o preço das coisas na rua. Há pouco tempo, comprava-se um biscoito Trakinas por 99 centavos e o Mc Lanche Feliz era 3,50. Hoje em dia, é impossível sair de casa contando apenas com 50 reais, o que, antes, durava na minha mão.

Claro que tenho maiores responsabilidades e tudo isso implica gastos. Mas saber que o dinheiro tão suado vai embora rapidamente me dá angústia.

Mês passado, fui ao mercado só para não pagar o estacionamento do shopping (ledo engano). Comprei uns iogurtes, uns biscoitinhos, legumes, verduras e frutas e mais um e outro item de limpeza e gastei por volta de 110 reais. Para mim foi um choque. Minha vontade era largar tudo no caixa e ir pagar o estacionamento mesmo… sairia bem mais em conta.

Daí, esse fim de semana, fui comprar umas coisinhas para o lanche de sábado e uma carne ou frango para preparar para o longo da semana. Sem mentira, eram poucos itens, teoricamente, baratos… e o total da compra foi cento e tanto de novo. Isso porque tirei o sabão líquido (até estava em “promoção”).

Enfim… não posso me queixar da minha situação, pois, graças a Deus, consigo comprar o básico para minha sobrevivência e ainda sobra para as besterinhas. Mas quando penso que, um dia, com 400 reais você comprava coisas para um mês inteiro, fico assustada. Meu marido enche meu saco falando “mas nessa época o salário era menor, a dificuldade era a mesma e bla bla bla”… ainda assim, não consigo conceber a ideia de que viver seja tão caro assim.

Aí a pessoa tenta comprar uma casa ou um carro e tem de financiar em infinitas prestações cheias de juros… e, ainda assim, não é a casa ou o carro dos sonhos… é o que os bancos acham que ela “merece”. Mas aí eu te pergunto: por que um apartamento de 40m2, numa área não tão boa, sem uma divisão adequada, está custando meio milhão de reais? Cara, não faz sentido!

Enfim… chego à conclusão que não há o que fazer… apenas economizar (parar com as “besteirinhas”) e caçar promoções de mercado (aniversário Guanabara é quando mesmo?).

Deixe um comentário

