Do dia do professor

O dia 15 de outubro sempre significou muito para mim. Enquanto aluna, o feriado maravilhoso que quase emendava no Dia das Crianças era a sorte grande. Enquanto professora, feriado para descanso (?) – hahaha – até parece!

dia do professor

Especialmente hoje, gostaria de deixar uma mensagem para meus alunos. Sim, meus alunos. Claro que meus professores merecem várias honras, mas preciso demonstrar o que sinto em ser professora.

Eu não teria motivos para comemorar este dia se vocês não existissem, queridos alunos (ex, atuais, futuros)… não teria por que sair todos os dias com uma bolsa carregada de materiais e a cabeça cheia de ideias… não teria razão para, muitas vezes, passar a noite acordada corrigindo provas, pensando no desenvolvimento de cada um de vocês… não seria tão divertido voltar à escola (depois de finalmente sair) e me rever em cada um de vocês.

É exatamente assim que me sinto! Revivo, em cada aluno, minha época discente… E, a cada dia, vejo o filme da minha infância e adolescência acontecendo ao vivo e a cores, no qual os artistas são os meus alunos. Sim, vocês são as minhas estrelas e brilham.

E é para isso que trabalho… para que brilhem cada vez mais, para que alcem voos mais altos, para que se destaquem e iluminem ainda mais os meus dias. Ainda espero ver seus nomes em destaque no mundo pelo bom desempenho de vocês na vida, pois sei que, com os talentos de vocês, chegarão longe.

Vocês não são fáceis e sabem disso! Por isso, a professora, às vezes, reclama, se cansa e dá bronca… mas nunca desiste. Não desiste por amor: à profissão, aos alunos.

Por mais que nem sempre tudo seja perfeito (e, afinal, o que é?) e eu, de vez em quando, precise falar mais alto e ser mais rígida, e que vocês cismem de fazer da minha aula uma extensão do recreio… ou ainda que um e outro não “gostem” de mim e tentem me desestabilizar… ou que um de vocês pense que não é capaz de realizar alguma atividade… não vou desistir! Justamente porque acredito no potencial de cada um e sei que, antes do que vocês possam imaginar, já terão superado as dificuldades e encontrado seu devido lugar no mundo.

Ser perfeita?! Sei que não sou, mas me esforço a cada dia para que possa conquistar o carinho, a confiança e o respeito de cada um de vocês.

Possivelmente, vocês logo se esquecerão de mim… e nem lembrarão a matéria que lecionei para vocês. Contudo, estarei certa de que contribuí para a formação de cada um de vocês… e, do fundo do coração, espero que seja uma contribuição positiva.

Ser professora é viver um desafio a cada minuto de aula, mas qual seria a graça da vida sem os obstáculos a serem superados? É maravilhoso aprender essa profissão com vocês, pois os alunos constroem o professor. Obrigada por me ensinarem a ouvir, a pesquisar e a explicar e muitas outras coisas. Por vocês, eu aprendo tudo isso e mais!

Feliz Dia do Professor!

Com carinho.

Professora Thalita

Deixe um comentário

