Da visita cultural

Bem, amigos… no último fim de semana fui a duas exposições imperdíveis: Mafalda na Sopa, na Biblioteca Parque Estadual (Rio de Janeiro), e Castelo Rá tim bum, no CCBB (RJ). A primeira expo já acabou; aliás, fui no último dia. A segunda fica até janeiro de 2016 (até penso em voltar).

IMG_3903IMG_3920

Foi tudo muito bom, maravilhoso, encantador.

A personagem Mafalda é uma garotinha muito da atrevida, criada por Quino. Seu país de origem é nossa querida vizinha Argentina. Na exposição, são mostrados alguns esboços da criação da personagem e tirinhas bem conhecidas. O mais marcante dessa personagem é sua crítica social e política. Particularmente, adoro usá-las em minhas aulas de língua, pois, por mais que as tiras sejam antigas, os temas e críticas são bem atuais.

Expo Mafalda

Depois de umas voltinhas pelo Saara (e comprinhas, lógico), partimos para o CCBB. A exposição do Castelo era muito aguardada e, por isso, enfrentamos uma baita fila. Sorte que, quando chegamos, ainda não havia completado a primeira volta em torno do Centro Cultural.

Então, depois de uma hora de fila, finalmente entramos. Não resisti à tentação e fotografei muito… mas também consegui apreciar cada detalhe. Foi como voltar à infância e encontrar personagens que eu tanto gostava.

Quando eu conheci o programa Castelo Rá tim bum, eu já era meio grandinha (digo, já passava de oito ou nove anos), mas fiquei muito fã… e mesmo depois de terem terminado as gravações de episódios, sempre via as reprises. Lógico que eu nem me dava conta de que o programa tinha acabado… só curtia os mesmos episódios de sempre (tipo Chaves). Lembro que até queria colecionar os VHS que lançaram um tempo depois e cheguei a comprar uma fita… mas, devido à falta de grana, nunca comprei as outras.

Enfim… a visita foi muito bacana e muita gente da minha idade curtia com seus filhos. Claro que para as crianças de hoje em dia não vai fazer nenhum sentido… talvez não chame atenção… mas acho que, se antes de levarem os pequenos até a expo, mostrarem alguns dos episódios, eles poderão se encantar também.

Expo Castelo Rá Tim Bum

Agora, o que mais me chamou atenção foi: algo da minha infância já virou “artigo de museu”. Ao chegar em casa, comecei a pensar nisso e me senti um pouco velhinha, confesso. Mas também me senti muito feliz por viver um período de bons programas de televisão (era perfeito? não… mas tinha muitas qualidades). Quando tiver filhos, com certeza, vou passar alguns episódios do Castelo para ele… e também dar algumas tirinhas da Mafalda como exercício de interpretação.

Estou no aguardo da expo Tv Colosso (será que rola, Globo?).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s